Dicas de atividades para crianças em casa durante a quarentena

Dicas de atividades para crianças em casa durante a quarentena

A epidemia de coronavírus, o COVID-19, pegou o mundo de surpresa. Apesar dos primeiros casos terem aparecido na China, o fluxo de viajantes em todas as partes do planeta levou à rápida propagação do vírus. Para combatê-lo, a maioria dos países está adotando a política de isolamento social, seja por meio de quarentena, como é o caso de diversos Estados brasileiros, ou por “toque de recolher”.

Mas como lidar com as consequências do isolamento, que inclui escolas e creches fechadas? Neste artigo, vamos dar dicas de como organizar a rotina das crianças em casa durante a quarentena. Descubra atividades para crianças de diferentes faixas de idade e como os pais podem manter o equilíbrio entre cuidar dos filhos e permanecer atentos ao trabalho, para quem está no esquema de home office.

COMO ESTABELECER UMA ROTINA SAUDÁVEL NA QUARENTENA?

Quem tem filhos em idade escolar sabe a diferença que as horas passadas na sala de aula fazem. Além do aprendizado tradicional, de português e matemática, por exemplo, o convívio social que a escola propicia é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos e para que eles gastem energia interagindo com outras crianças.

Ao se ver preso em casa tendo que cuidar dos filhos durante todas as horas do dia, é natural que você fique tentado a entregar o tablet ou o celular em troca de meia hora de concentração em uma atividade do trabalho. Embora os smartphones sejam aliados válidos no entretenimento das crianças, é importante que os pais sejam firmes no conceito de que este não é um período de férias.

Portanto, recomenda-se manter a rotina da criança inalterada o máximo possível. Atividades como arrumar o quarto, ajudar na cozinha e cuidar do pet, por exemplo, podem e devem ser mantidas. Também é importante deixar que os filhos se entediem em alguns momentos, para que eles aprendam a lidar com pequenas frustrações. Confira aqui as dicas de como estabelecer uma rotina saudável para crianças. 

7 ATIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS EM CASA

Apesar de ser um momento difícil para todos, a quarentena pode ser encarada como uma oportunidade de nutrir a criatividade das crianças sem recorrer sempre aos aparelhos eletrônicos. Há diversas atividades que você pode colocar em ação com as crianças em casa, aproveitando para estreitar ainda mais os laços familiares.

A seguir, confira as opções de brincadeiras simples que separamos para fazer durante a quarentena:

1) ACAMPAMENTO EM CASA

Esta é uma atividade clássica e praticamente infalível. Montar um acampamento dentro do quarto do seu filho ou até mesmo na varanda do apartamento é uma brincadeira lúdica e cheia de desdobramentos possíveis. 

Se decidir deixar a cabana montada por três dias, por exemplo, o cronograma pode ser assim: no primeiro dia, leitura de histórias à luz de uma lanterna; no segundo, desenhar, pintar e recortar estrelas para colar no teto da cabana; e no terceiro dia, preparar um piquenique para a família.

2) CAÇA AO TESOURO

Uma das brincadeiras mais famosas com crianças em casa é esconder itens pelos cômodos para que elas sejam detetives. Com os mais novos, você pode espalhar vários objetos pelo apartamento e dizer a eles a lista do que devem encontrar. Para os que já sabem ler, vale criar pistas escritas de um mistério que eles devem decifrar para chegar até o tesouro. 

3) DESFILE E ENSAIO FOTOGRÁFICO

Quem nunca brincou de vestir as roupas dos pais quando era criança? Aqui, a ideia é estimular que os pequenos vistam suas próprias roupas, com o desafio de fazer combinações dignas de desfiles de moda. Você também pode montar um ensaio fotográfico, para que a criança brinque de fazer poses diferentes e gaste energia. Ao fim da brincadeira, chame o pequeno para ajudar a organizar o guarda-roupa!

4) TEATRO DE FANTOCHES

Convide as crianças a realizarem a montagem de um espetáculo teatral. Criar o palco, o roteiro da peça e os fantoches pode durar uma manhã inteira explorando a imaginação dos pequenos. Papelão, tinta e tecidos podem ser usados para o palco, e meias velhas e lantejoulas para a confecção dos personagens.

5) PATINAÇÃO DE MEIAS

Tem um corredor livre de móveis no seu apartamento? A criançada pode brincar de patinação de meias. Todo mundo veste meias mais surradas e sai deslizando pelo chão. Se seu piso for muito escorregadio, vá segurando as mãos da criança para evitar acidentes.

6) QUEBRA-CABEÇAS

Por ser mais longa, esta brincadeira é interessante para treinar o foco e a concentração da criança. Dependendo da idade, ela pode fazer sozinha, com observação esporádica. Mas costuma ser muito mais divertido quando é um programa familiar, feito antes ou depois do jantar, por exemplo.

7) DESENHO DE OBSERVAÇÃO

Precisa que seu filho fique sentado por algum tempo enquanto você termina uma atividade de trabalho? Escolham juntos um objeto para ele brincar de desenho de observação. Essa atividade estimula o foco e a atenção aos detalhes, além da coordenação motora.

Fonte: https://blog.loft.com.br/atividades-para-criancas/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=&utm_campaign=8536205405&utm_content=87550973518&campaignid=8536205405&adgroupid=87550973518&adid=405649143535&gclid=CjwKCAjwqJ_1BRBZEiwAv73uwN6xWAxlSZeahQIvOHGdamGcspcB-tNTnjRPOj9mv6Trs_6AK2wfqxoC1cMQAvD_BwE

Deixe uma resposta

Fechar Menu
  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
×
×

Carrinho