A Importância da Proteção UV

A Importância da Proteção UV

Vamos entender um pouco sobre Raios ultravioletas(UV): 

Os Raios UV são raios de luz emitidos pelo sol, invisíveis ao olho humano, mas que tem efeito sobre a nossa pele. Eles são divididos em UVA e UVB.

Os raios UVA atingem as camadas mais profundas da pele, causando danos a longo prazo como envelhecimento precoce, rugas e manchas. Os raios UVB atingem as camadas mais superficiais da pele, provocando queimaduras solares e induzindo a formação de radicais livres. AMBOS podem causar câncer de pele.

O Fator de Proteção Solar (FPS) é responsável pela proteção da pele contra os raios UVB, causadores de queimaduras, ardência e vermelhidão.

A sigla para Persistant Pigmnet Darkening (PPD) indica o grau de proteção contra os raios UVA. Nos rótulos, o PPD pode aparecer como FPUVA (Fator de Proteção UVA) e deve representar, no mínimo, um terço do FPS nos protetores solares. 

O FPS é um fator de tempo e não de intensidade  e ele representa quanto tempo o produto prolonga a proteção natural da sua pele.

Por exemplo: se sua pele em exposição solar começa a queimar após 10 minutos, um protetor solar FPS 30 irá prolongar 30 vezes este tempo (ou seja, 300 minutos). Após este período, é necessário reaplicar seu protetor.

MAS….. Se você suar, ou se molhar, sua proteção não será mais a mesma. Por isso, praticantes de esportes ao ar livre, frequentadores de parques aquáticos, dentre outros, deveriam utilizar roupas contendo proteção UV. As crianças, principalmente, pois quanto maior a exposição solar, desprotegida, nessa fase da vida, maiores serão os riscos para o desenvolvimento de cãncer de pele. 

 Texto da Dermatologista Dra Juliana Guapo –CRM 104.871 @dra.julianaguapo

Deixe uma resposta

Fechar Menu
  • Sign up
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.
×
×

Carrinho