4 maneiras de treinar o seu cérebro para a positividade

4 maneiras de treinar o seu cérebro para a positividade

Sabe quando jogamos Tetris por muito tempo e, mesmo depois que você parou de jogar, você ainda consegue ver os pequenos blocos caindo na sua mente?

A persistência do Tetris não é simplesmente um efeito irritante de um jogo inteligentemente concebido, de acordo com os cientistas. Em vez disso, é um reflexo de algo profundamente positivo sobre o nosso cérebro – sua plasticidade.

De acordo com um recente artigo do fundador do iDoneThis, Walter Chen sobre produtividade no blog do Buffer, ele cita estudos com o Tetris que concluir que jogar o jogo por algumas horas por semana, ao longo de alguns meses, na verdade mudou o cérebro dos jogadores.

“Toda vez que você reativa um circuito, aumenta a eficiência sináptica, e conexões se tornam mais duráveis e mais fáceis de se reativar. Sempre que você for fazer tarefas específicas outra vez, elas ocupam menos de seu poder cerebral ao longo do tempo”, escreve Chen.

Aprender a positividade

Isso provavelmente não é nenhuma novidade para qualquer um que tenha aprendido a tocar piano, falar uma segunda, ou terceira, língua. Então, qual é o problema?

Esta plasticidade cerebral mesmo lhe permite dominar habilidades simples ou esportivas, também permite que você se treine para ser mais positivo.

Chen cita o trabalho de Shawn Acor, autor de The Happiness Advantage. Assim como podemos treinar o cérebro para reconhecer mais facilmente os padrões Tetris, podemos treinar o cérebro para fazer a varredura para as coisas boas da vida.

Isso pode ser muito útil para nos ajudar a ver mais as possibilidades, de sentir mais energia e para ter sucesso em níveis mais altos. Essa é o chamado efeito positivo do Tetris.

Lição de casa da felicidade

Então, como fazer isso? Chen oferece 4 intervenções muito simples que podem, com o tempo reprogramar o seu cérebro de forma mais positiva:

#1. PROCURE 3 PONTOS POSITIVOS DIARIAMENTE

Ao final de cada dia, faça uma lista de 3 coisas boas que aconteceram especificamente naquele dia e refletir sobre o que faz com que elas aconteçam.

As coisas boas podem ser qualquer coisa: esbarrar em um velho amigo, um comentário positivo de alguém no trabalho, um por do sol bonito.

Celebrar pequenas vitórias também tem efeito comprovado de alimentar a motivação e inflamar a alegria. Como você grava suas coisas boas diariamente, você tende a se sentir melhor.

#2. DÊ UMA MENSAGEM DIÁRIA DE INCENTIVO PARA ALGUÉM

Pegue as coisas positivas melhorando para reconhecer as pessoas que você notou que também mudaram positivamente.

Tire 1 minuto para agradecer ou reconhecer alguém por seus esforços, de amigos e familiares para as pessoas no trabalho. Uma ótima maneira de fazer isso é através do envio de e-mail diário para alguém.

Pode ser a sua antiga professora, com os conselhos que você tem seguido diariamente, um colega de trabalho ou alguma pessoa que você conheceu. Mostre coragem e diga obrigado.

#3. FAÇA ALGO AGRADÁVEL

Atos de bondade impulsionam a felicidade. Algo pequeno e simples pode fazer muitas pessoas sorrirem. Parando para pensar algo agradável é um hábito que tem o poder de tirar as pessoas do loop da negatividade.

Faça algo de bom, mesmo que um pequeno gesto, como comprar um café para alguém.

#4. CUIDE DA SUA MENTE

Quando estamos de cabeça cheia, não conseguimos prestar atenção ao momento, muito menos julgar as coisas que estão acontecendo à nossa volta.

Ao abrirmos nossa consciência para além da maneira estreita de pensarmos negativamente podemos ajudar a trazer de volta mais equilíbrio e positividade para nossa vida.

É possível mudarmos a maneira de ver o mundo

Você concorda?

É possível enxergarmos as coisas boas, sem deixar com que as dificuldades atrapalhem no nosso rendimento, o que vai fazer com que consigamos, cada vez mais, superarmos os nosso desafios diários.

Ao nos estressarmos e nos lamentarmos estamos prejudicando a nossa própria capacidade cerebral que vai influenciar diretamente nas nossas atitudes e no resultado final de tudo aquilo que produzimos.

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Este artigo foi adaptado do original, “4 Ways to Train Your Brain for Positivity”, da revista Inc.

Fonte: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/4-maneiras-de-treinar-o-seu-cerebro-para-a-positividade/

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